segunda-feira, 9 de maio de 2011

Projeto


Ativida 1-
Alunas
Carla
Ilma
Maria Ermínia
MAria Antonia

O projeto " O lugar é aqui e a hora é agora", desenvolvido  na Escola Municipal Wulfida Marcolini, pela Professora Margaret Aparecida Rodrigues Tonin, surgiu a partir da observação das atitudes de alguns alunos como: rabisca carteiras, destacar folhas de caderno para fazer bolas, colocar os pé nas paredes da escola, deixar torneiras pingando, pisar na grama. Daí foi percebida a necessidade de planejar um modo de levá-los a refletir sobre esas ações e os efeitos que elas causam a natureza, para a partir dessa reflexão tentar modificá-las.
 Durante as observações foram tiradas fotos ( câmera digital) e  filmagens ( filmadora) das atitudes dos alunos para que os mesmos pudessem refletir sobre elas.
 Os alunos ouviram, em capítulos a leitura da história " O mistério da fábrica de livros" de Pedro Bandeira e realizaram as atividades lúdico/educativas anexas ao livro ( CD/ computador). O enredo  da obra citada, enfatiza os cuidados que a empresa ( fábrica de papel) toma para garantir um desenvolvimento sustentável, como por exemplo: plantar duas árvores para cada uma cortada.
 Para mostrar a cópia da Legislação do Meio Ambiente e do Sistema de Gestão Ambiental das empresas, foi usado o datashow, na sala de informática, usou-se o programa Kolourpaint ( atividade que desencadeou o gosto de pesquisa sobre  fábricas de papéis e sites de editoras)
 Através da pesquisa de endereços de editoras entraram em contato, por e-mail, marcando excursão a  Editora Saraiva. Os alunos, juntamente com a professora escreveram convite aos pais para uma reunião onde seriam explicados os motivos da visita e a autorização para a viagem.
 Produziram, revisaram e imprimiram ( laboratório de informática) textos coletivos, relatórios, criaram blog, abriram conta de e-mail( com parceria de algumas mães), em grupos listaram medidas simples que podem ser tomadas no dia a dia ( montaram slides para apresentar aos colegas, funcionários e pais). Finalizaram com um concurso de paródias.
 A professora a todo momento orientou, auxiliou, motivou, ajudando a transformar as atitudes, aliou os conteúdos de  Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Arte às tecnologias.
Os alunos participaram da Construção do conhecimento, com aprendizagem significativa, pois os resultados do projeto foram avaliados mediante a mudança de comportamento, a participação dos alunos nas atividades propostas, bem como as respostas aos questionamentos.

Projeto desenvolvido em 2010, pela professora Margaret,  que atuava como bibliotecária, em parceria com a professora Dirce -4º ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário